quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A ciência das emoções caninas

Você está convencido que seu cão sorri? Ou talvez você pensa que ele se sente envergonhado quando você descobre que ele urinou no tapete? Descubra se você está certo – ou apenas está humanizando seu cão! Aprenda a ciência atrás do sentimentos de seu cachorro.




Risada

Você alguma vez ouviu seu cachorro estar palpitando durante jogo e pensamento soou como um riso? Você poderia ter razão! A pesquisadora Patricia Simonet da Faculdade de Sierra Nevada descobriu aquele certo suspiro, exalações entusiasmadas poderiam ser a versão canina de risada. O time dela trouxe um microfone parabólico para um parque e, de longe, registrou os sons que cachorros fizeram enquanto brincavam. Eles descobriram uma exalação especial que era diferente de arquejo normal. Depois, o time tocou o som para outros cachorros que começaram a brincar depois de ouvir o “riso.” Eles também descobriram que ajudou acalmar cães de abrigo que estavam debaixo de tensão.



Vergonha

Quando você chega em casa e descobre seu cachorro entrou novamente no lixo, você pode achar conforto no fato que seu cachorro “sabe que ele está errado” porque ele esconde de você em vergonha. Infelizmente, caninos não fazem estes tipos de conexões racionais. Ao invés, seu cachorro está apanhando na mudança em sua química e linguagem do corpo e reagindo a isso. Ele sabe que você é chateado, mas ele não sabe por que.



Ciúme

Um pesquisador da Universidade de Viena na Áustria chamado Friederike Range descobriu que cães têm um senso de “jogo justo.” O time dele começou com um grupo de cães que já conheceiam o comando para “tremer” e dar a pata se eles recebecem um petisco ou não. Porém, se eles vissem que outro cachorro recebia um pedaço de comida para o comportamento que enquanto eles não fizeram, eles paravam! Cães não são os únicos que são insultados quando eles não são tratados razoavelmente. Uma experiência semelhante achou que macacos também ficam ciumentos se os semelhantes deles fossem recompensados e eles não. É provável estes comportamentos sejam resultados porque ambos os animais vivem em sociedades cooperativas.



Aflição

Cães não afligem da mesma forma que os humanos fazem, mas eles sofrem tristeza quando um membro falecer. Se você sofre uma perda, seu cachorro pode reagir exibindo sinais de angústia: perda de apetite, medo, depressão, que dorme muito ou pouco e ansiedade. Em 1996, a Sociedade americana para a Prevenção de Crueldade para Animais administrou um Companheiro Animal Luto Projeto que achou que 66% de cachorros exibiram quatro ou mais mudanças de comportamento depois de perder um pet companheiro. Dê a seu pet tempo para compreender a perda. O estudo achou que a maioria dos cães voltou ao normal depois de duas semanas, mas alguns levaram seis meses. Você pode ajudar mantendo a rotina deles e passando por sua própria aflição. Seu cão terá dificuldade em seguir em frente se você for incapaz. Se você tem medo que estes sintomas podem ser o resultado de doença, leve seu cachorro ao veterinário para ter certeza.



Alegria

Qualquer um que assistiu um cachorro brincar sabe que nossos companheiros caninos têm alegria! O naturalista famoso Charles Darwin notou isso “debaixo da expectativa de qualquer grande prazer, cachorros saltaram e pulam para dentro aproximadamente de uma maneira extravagante, e late para alegria.” Brincar ajuda os animais a construir laços sociais, construir confiança, e aprender a cooperar que pode melhorar as chances deles de sobrevivência. Também afia habilidades cognitivas, de caça e acasalamento.



fonte: Cesar Milan

8 comentários:

  1. Aumigão!
    Que legal esse texto, aqui em casa somos fãs dos livros e do programa do César Milan. Ele é ótimo e já resoveu alguns problemas por aqui.

    Patabração!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha mamis é meio viciada no César Milan...ela até procurou no google maps onde fica o centro de psicologia canina hihihihih

    lambs!

    ResponderExcluir
  3. Que nada! Meu pai prefere miiiiiiil vezes o Alexandre Rossi! O Alexandre Rossi cuida de todos os animais! Também prefiro o Alexandre!


    Lambidas =)

    ResponderExcluir
  4. A mamãe vive assistindo o Encantador de Cachorros mas só pra ver que tem muitos cães piores que eu !
    Eu sou adestrado, mas insisto em ser o líder da matilha !! Sou eu que mando e acabou !
    A Luna é super ciumenta, se eu ganho uma guloseima ela também quer e o pior é que ela é super enjoada, não gosta de nada, nem de pão !!!
    Lambidas do Barum

    ResponderExcluir
  5. Adoro o Cesar!! Sempre assisto os programas e fico impressionada com a dedicação de paciência dele!

    Ah, adoramos o blog apesar de não ter cães hehehe
    Mas adoro!!

    Vou participar do concurso, mando o video amanhã!
    Gatos podem participar?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Veronica, lógico que pode! Estamos esperando seu vídeo!!!

    Lambs

    ResponderExcluir