quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Chocolate faz MAL

O chocolate é irresistível para a maioria das pessoas, mas deve ser apenas para pessoas.


O chocolate não é nem um pouco recomendável para os animais. Os cães geralmente gostam muito da guloseima, porém o chocolate possui substâncias que mesmo consumidas em pequenas quantidades podem ser fatais. A principal delas é a Teobromina, extremamente tóxica, atua como diurético, estimulante do coração e vasodilatador. Isso tudo age como um veneno nos animais.

A quantidade necessária para uma intoxicação é mínima, apenas 100mg/kg de teobromina no chocolate conseguem causar mal estar, enquanto uma concentração de cerca de 200mg/kg é fatal.
Assim um Pinscher pequeno que pesa somente 2a 4 quilos teria que comer uma quantidade ínfima de chocolate para evidenciar potenciais sinais de envenenamento. Mesmo um cão com o tamanho de um Labrador poderia morrer se comesse 200 gramas de chocolate de culinária.
Os sinais de envenenamento podem chegar a ser imperceptíveis, havendo apenas falha cardíaca. Contudo, é comum observar-se excitação e nervosismo, vômitos, diarréia, sede intensa e espasmos.
Caso seu animal ingira chocolate, leve-o ao veterinário imediatamente, mesmo sem apresentar sinais visíveis. A Teobromina pode ter ação fatal em aproximadamente 24 horas.


Texto retirado de www.meupetweb.com.br

4 comentários:

  1. Aumigão, é verdade!!
    A Vivis uma vez derrubou um pedaço de chocolateno chão e dps se jogou em cima dele pq eu ia pegar.

    kkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi sou a Ticca, eu sou uma viralatinha muuuito linda! Eu sou amiga da Rutha...da Pink...do Barum...da luna...da Estopinha... De um mooonte de gente... E agora quero ser sua amiga agora! Também tenho um Blog! É o Blog da Ticca! www.blogdaticca.blogspot.com siga-nos lá ta bem?!


    A Vovó me da chocolate.... Eu sei que não é certo... Mas eu não resisto! Vou lá e como! Mas o Papai jamais me daria um chocolate!

    Lambidas! =)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Odie!!!
    Você tem toda razão, aliás, os cães devem comer somente comida de cães, assim estaremos protegendo nossos amigos!
    Au, au revoir,
    Sofia

    ResponderExcluir
  4. Eu tô cansado de saber que chocolate faz mal mas eu adoro ! O papai sempre me dá uns pedacinhos e eu fico até babando ! Aliás eu como quase de tudo ! Adoro frutas também...
    Lambidas do Barum

    ResponderExcluir